Jornal Legal

Desde 2004, o Jornal Legal dá voz às pautas dos bairros Ouro Verde e Campo Grande.

sOBRE O JORNAL

O Jornal Legal foi criado em meados de 2004, quando o locutor Roberto Auresco recebeu em sua porta um jornal da Associação de Moradores, produzido em um formato A4. Necessitando de um complemento de renda, o jornalista logo replicou a ideia criando o projeto para noticiar acontecimentos dos bairros Ouro Verde e Campo Grande.

Através da ajuda de um amigo que tinha uma gráfica, Roberto iniciou a produção com 5.000 exemplares. Conforme o tempo foi passando e a visibilidade aumentando, o veículo que tinha três edições semanais (duas direcionadas ao Ouro Verde e uma ao Campo Grande), aumentou sua produção, que foi escalonando para 10.000, 15.000, 18.000 até atingir a marca de 40.000 exemplares, sendo um dos maiores jornais de bairro das últimas décadas de Campinas em termos de tiragem.

Para conseguir entender o que está acontecendo de mais importante em sua região, o jornalista que tem mais de 35 anos de rádio, conta com as próprias fontes do local, com amigos e parceiros que o ajudam na formação de suas pautas.

Desde janeiro de 2025, o Jornal Legal passou a distribuir cinco mil exemplares, que são entregues nas residências da população local. Atualmente, Roberto é o responsável por todas as etapas de produção do jornal que segue levando as notícias direcionadas para as regiões do Ouro Verde e do Campo Grande.