De um TCC em 1991 nasceu O Quinze, jornal local que abrange Sousas e Joaquim Egídio há mais de 30 anos.
A ideia de criar um jornal impresso com notícias dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio nasceu como um trabalho de conclusão de curso da jornalista Rose Ismério, em 1991. Apesar de não seguir o projeto em seu experimento universitário, a jornalista enxergou a possibilidade de criar esse jornal a partir da empolgação dos moradores e dos comerciantes com a ideia de ter um jornal para a região.
Diferentemente dos veículos da época que eram batizados como Jornal / Folha, o Quinze ganhou esse nome devido à sua data de lançamento, que aconteceu no dia 15 de setembro de 1991.
A primeira edição do jornal focou na história do subprefeito de Sousas, Carlos Milani, que era reconhecido pela população, porém os moradores afirmavam desconhecer quais eram de fato as atividades que ele exercia. Após a primeira publicação, O Quinze já havia caído nas graças do público e gerou ainda mais interesse entre os anunciantes.
O veículo que funciona há mais de 30 anos, possui forte conexão com os moradores locais, que sentem uma enorme confiança no trabalho, segundo relata Rose. A jornalista considera o jornal como importante parte da vida dela e se sente extremamente orgulhosa quando reconhece algum leitor do Quinze.
Com grande proximidade com a população, Rose percorre os distritos de Sousas e Joaquim Egídio duas vezes durante a semana, visitando bairros e praças para conseguir elaborar e checar as pautas noticiadas diariamente.
Durante a pandemia de Covid-19, a partir da dificuldade encontrada na distribuição de jornais impressos, O Quinze iniciou os trabalhos nas redes sociais (Facebook e Instagram), onde até hoje se mantém com diversas produções jornalísticas. Rose encerrou as atividades impressas em 2022, pois o formato tornou-se inviável economicamente.
Loading PDF...
Error loading PDF. Please check the URL or file.